Caso prático 2: "Comunicação sempre!"
A empresa defende um investimento constante na qualificação profissional e na motivação dos seus colaboradores.
Os recursos humanos são uma área de enfoque que tem contribuído para a melhoria contínua e desenvolvimento das melhores práticas dentro da organização.
No âmbito desta politica convidaram a SLOT Academy a apresentar uma proposta para 6 ateliers na área da comunicação.
Para o presente projeto, apresentamos sessões organizadas por módulos temáticos que consideramos ser essencial, ou seja, trabalhar a comunicação desde o seu conceito mais lato passando pelas grandes questões da comunicação organizacional.
Estabelecer metas e objetivos para cada um dos temas de comunicação foi o que propusemos ao cliente. A proposta contemplava que em cada mês fosse realizado um workshop temático.
Os temas trabalhados foram:
- A comunicação em geral que tinha como objetivo potenciar uma atitude afirmativa para facilitar a comunicação
- A Comunicação com o cliente interno onde se pretende fomentar nos formandos o sentido de como investir no cliente interno
- Módulo Comunicação Interpessoal, trabalhar os vários tipos de comunicação “de cima para baixo, de baixo para cima e lateralmente”
- Comunicação em ambientes multiculturais porque é importante estabelecer canais que facilitem o relacionamento com as equipas nacionais e internacionais
- Comunicação interna para promover um sistema integrado de canais internos de comunicação da empresa
- Comunicação Motivacional para motivar alinhando os objetivos pessoais dos colaboradores com os objetivos organizacionais
Este tipo de ação/workshop resulta muito bem porque existe uma continuidade num tema tão vasto como a comunicação e que sendo trabalhado mensalmente exige, tanto por parte do formador como dos formandos, uma criatividade e motivação trazendo para as equipas:
- A garantia da informação correta no seio da equipa
- O saber dinamizar programas de satisfação de clientes através de políticas de opinião, de venda interna, de fidelização de clientes, de promover a convergência entre os objetivos humanos e os objetivos organizacionais e na busca da eficiência
- Adquirir canais para uma comunicação corporativa e não confrontativa
- Entender de que modo a comunicação humaniza as organizações
- Observar que empresas em lados opostos do mundo, comunicam de forma fácil, veloz e eficaz
- Promover e dinamizar condições que facilitem a comunicação interna
No final da Reflexão conjunta de como se sentem os colaboradores face à informação sobre a empresa.