CASO PRÁTICO 3: "Comunicar, organizar e resolver"

A Sociedade de Advogados nossa cliente, aposta numa política de formação focada nas necessidades diárias dos seus colaboradores e, para o ano de 2013, definiu no seu plano anual de formação, uma ação com o objetivo de dotar o secretariado, de capacidades e ferramentas que lhes permite serem mais eficientes, quer ao nível da comunicação interna e externa, como da organização do escritório.

Esta ação pretendeu desenvolver nalguns participantes competências para a função administrativa e especifica de um escritório de advogados, dotando-os de métodos e técnicas de organização e comunicação, com vista a melhorar a eficácia do Escritório.

Por outro lado, também para alguns colaboradores, esta ação serve o objetivo de melhorar as competências na resolução de problemas, dotando-os de métodos e técnicas de tomada de decisões, com vista a garantir a celeridade dos projetos e garantir a eficácia na resposta aos pedidos.

Centrada em módulos, a ação de formação iniciou com conteúdos referentes à comunicação onde foram trabalhadas Técnicas de Atendimento pessoal e Telefónico de uma sociedade de advogados Comunicação e a Escrita forense, a principal documentação forense, a comunicação nas relações interpessoais e a etiqueta nos contactos.

De seguida demos lugar ao módulo Gestão de tempo onde os conteúdos estavam focados Gestão da atividade forense como por exemplo: gestão do tempo na deslocação aos correios, aos Tribunais, aos Notários e Conservatórias e na gestão de reuniões no escritório de advogados.

Por último e não menos importante, a resolução de problemas, onde se explorou quais as causas diretas dos problemas existentes, se identificou e distinguiu os reais problemas da sociedade, se analisou a tomada de decisão e como se consegue fazer a passagem da decisão para a ação.