Caso prático 2: "Comunicação sempre!"

A empresa defende um investimento constante na qualificação profissional e na motivação dos seus colaboradores.

Os recursos humanos são uma área de enfoque que tem contribuído para a melhoria contínua e desenvolvimento das melhores práticas dentro da organização.

No âmbito desta politica convidaram a SLOT Academy a apresentar uma proposta para 6 ateliers na área da comunicação.

Para o presente projeto, apresentamos sessões organizadas por módulos temáticos que consideramos ser essencial, ou seja, trabalhar a comunicação desde o seu conceito mais lato passando pelas grandes questões da comunicação organizacional.

Estabelecer metas e objetivos para cada um dos temas de comunicação foi o que propusemos ao cliente. A proposta contemplava que em cada mês fosse realizado um workshop temático.

Os temas trabalhados foram:

  1. A comunicação em geral que tinha como objetivo potenciar uma atitude afirmativa para facilitar a comunicação
  2. A Comunicação com o cliente interno onde se pretende fomentar nos formandos o sentido de como investir no cliente interno
  3. Módulo Comunicação Interpessoal, trabalhar os vários tipos de comunicação “de cima para baixo, de baixo para cima e lateralmente”
  4. Comunicação em ambientes multiculturais porque é importante estabelecer canais que facilitem o relacionamento com as equipas nacionais e internacionais
  5. Comunicação interna para promover um sistema integrado de canais internos de comunicação da empresa
  6. Comunicação Motivacional para motivar alinhando os objetivos pessoais dos colaboradores com os objetivos organizacionais

Este tipo de ação/workshop resulta muito bem porque existe uma continuidade num tema tão vasto como a comunicação e que sendo trabalhado mensalmente exige, tanto por parte do formador como dos formandos, uma criatividade e motivação trazendo para as equipas:

  • A garantia da informação correta no seio da equipa
  • O saber dinamizar programas de satisfação de clientes através de políticas de opinião, de venda interna, de fidelização de clientes, de promover a convergência entre os objetivos humanos e os objetivos organizacionais e na busca da eficiência
  • Adquirir canais para uma comunicação corporativa e não confrontativa
  • Entender de que modo a comunicação humaniza as organizações
  • Observar que empresas em lados opostos do mundo, comunicam de forma fácil, veloz e eficaz
  • Promover e dinamizar condições que facilitem a comunicação interna


No final da Reflexão conjunta de como se sentem os colaboradores face à informação sobre a empresa.